terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Brasileiro na fila de morte 'criou próprio mundo'


Rodrigo Muxfeldt Gularte, o brasileiro na fila da morte na Indonésia por tráfico de drogas, ele foi preso junto com Marco Archer Cardoso (53 anos, brasileiro morto no mês passado). Ele é paranaense, surfista e a droga foi encontrada exatamente dentro de pranchas de surfe. 

A família do brasileiro faz a última tentativa pra retirá-lo do corredor da morte: tentará a transferência dele para um hospital psiquiátrico após ele ter sido diagnosticado de esquizofrenia, o que poderia adiar o cumprimento da pena pois segundo a lei da Indonésia, nenhum preso pode ser executado fora de seu estado mental normal, ou seja, em plenas condições mentais para execução, é necessário que o preso esteja consciente. 

Rodrigo Gularte tem 42 anos, está preso desde 2004, quando foi pego com 6 kg de cocaína em pranchas e foi condenado à morte no ano seguinte. A sua execução está prevista para esse mês ainda.
Angelita Muxfeldt, prima de Rodrigo, está na Indonésia e disse que o brasileiro "criou um mundo paralelo [...] Ele está num estado de paranoia. Ele criou um outro mundo, que tudo isso está acontecendo não é verdade, que ele não vai ser executado. Ele não consegue entender essa realidade." Disse Angelita à BBC Brasil por telefone.




Um psiquiatra visitou Rodrigo na prisão  e recomendou sua internação. A confirmação do quadro de esquizofrenia poderia adiar a sua morte e talvez desse tempo de conseguir convencer o presidente da Indonésia de um possível perdão à Gularte. 
A embaixada brasileira apresentou um pedido de transferência ao procurador-geral e outro médico examinou o brasileiro para que fosse estabelecido um laudo. A embaixada disse também que não recebeu nenhuma notificação oficial do fuzilamento de Rodrigo, apesar que a mídia do país afirma que seu nome está na lista de condenados desse mês.



Angelita esteve com Gularte à três semanas atrás e falou sobre o que viu: "está magro, mas bem [...] Ele usa um boné virado para trás, que ele não tira de jeito nenhum. Ele diz que está fechando chakras da aura para protegê-lo... Tenho visto que ele não tem trocado de roupas. Eu levei roupas para ele e ele não troca. É da doença. [...] "Ele nega o problema. Na última vez que estive lá, eu levei uma cópia da primeira página do "Jakarta Post". [...] Eu acredito e senti que pode ser que ele tenha pensado mais que isso pode ser verdade."


Seria tudo isso verdade ou um simples teatro para tentar livrar Rodrigo da morte iminente??? Seria uma tentativa desesperada? 


O grupo Anistia Internacional tem pedido que as iminentes execuções sejam canceladas e que esse tipo de punição seja extinta. O presidente indonésio, Joko Widodo, se elegeu ano passado e sua campanha teve muitas promessas sobre aumentar o rigor no combate ao tráfico de drogas. 


"Crimes devem ser punidos, entretanto não há qualquer evidência de que a pena de morte desencoraje ou seja mais efetiva na repressão à criminalidade [...] A pena de morte transforma a justiça em vingança e o Estado em algoz. É inadmissível em qualquer circunstância, seja qual for o crime cometido" disse Maurício Santoro, assessor de direitos humanos da Anistia Internacional no Brasil, em comunicado.


Por Marcos Antonio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE